29.11.15

Trabalho de formiguinha

Ontem estive na Bertrand Barreiro para apresentar os livros 'Sabe Mais k(que) os teus Pais' que incluiu uma sessão de Palavras Cruzadas ao vivo.
Este blogue tem milhares de visitas por mês, o blogue do 'Sabe Mais k(que) os teus Pais' tem menos mas a página no Facebook tem «5000 gostos»... criei um evento no Facebook... o jornal Rostos, do Barreiro, divulgou a apresentação... a editora divulgou a apresentação... tive um cartaz a dar conta do evento na montra da Bertrand Barreiro durante um mês e... tive uma criança na sessão de Palavras Cruzadas ao vivo... uma.
E, no entanto, o balanço da apresentação dos livros 'Sabe Mais k(que) os teus Pais', ontem, na Bertrand Barreiro, é positivo.
É positivo porque compareceram professoras que ficaram agradavelmente surpreendidas.
A escola é habitat natural do 'Sabe Mais k(que) os teus Pais'.
É positivo porque a única criança que lá esteve nunca tinha feito Palavras Cruzadas e portou-se muito bem. Tinha 8 anos.
Levei dois passatempos dedicados ao Barreiro.
Fizemos um primeiro passatempo: "queres fazer outro?"... "quero!"... ;-)
Fizemos o outro... a palavra «escanifobética» do segundo passatempo era o nome da embarcação utilizada pelos antigos pescadores do barreiro... a criança lembrava-se de ter falado disso na escola mas não se lembrava da palavra, avançámos... descobriu a palavra através do cruzamento com as outras mais simples... explicou-me o porquê de ter aquele nome e que até vinha no brasão da cidade... :-)
A criança não conhecia o significado da palavra «possuir»... já percebi que «possuir» é uma palavra difícil para muitas crianças... as Palavras Cruzadas ajudam a despistar essas dificuldades no vocabulário.
É positivo porque as professoras que lá estiveram perceberam isso e tenho já agendadas visitas a várias escolas... o próximo ano promete.
É, ainda não consigo levar as pessoas até às livrarias mas os professores levam-me às escolas.

É um trabalho de formiguinha.

Paulo Freixinho

Se tiver curiosidade em ver as fotos do evento, é só seguir a ligação:


Amplexos e ósculos!...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para mecenas