1.11.10

Memorial do Convento

Depois de Caim e Ensaio Sobre a Cegueira, aqui ficam as Palavras Cruzadas inspiradas nas anotações que fiz durante a leitura de uma das obras mais conhecidas de José Saramago, Memorial do Convento, com as suas personagens inesquecíveis: Baltasar (Sete-Sóis) e Blimunda (Sete-Luas).

Paulo FreixinhoDas 124 palavras anotadas, escolhi as seguintes:

Avonde
Calhandros
Cenho
Cocho
Impetra
Sáfaro
Sanha
Zumbaias

Clique na imagem para ampliar e imprima:

Paulo FreixinhoNota: As 48 palavras que preenchem a grelha encontram-se na zona dos comentários, ordenadas alfabeticamente.

Palavras que mudam com o Acordo Ortográfico:
Dialecto: Dialeto
Direcção: Direção
Contracção: Contração
Receptáculo: Recetáculo


Amplexos e ósculos!...

As Palavras Cruzadas fazem bem ao vocabulário e à ortografia. Segue a ligação e experimenta:
Palavras Cruzadas para crianças e jovens (na realidade, são Palavras Cruzadas para a família toda)

10 comentários:

  1. ADIAR
    AIA
    AIO
    AL
    APO
    ARA
    ARE
    ASNO
    AVONDE
    AZO
    BOLO
    CAIU
    CALHANDROS
    CAOS
    CE
    CENHO
    COCHO
    CONVENTO
    DC
    ECOAR
    EITO
    IA
    IMPETRA
    MELOA
    MI
    NA
    NEFAS
    NONO
    OC
    OCASO
    ON
    OO
    ORA
    ORE
    ORO
    OS
    OVA
    RAM
    SÁFARO
    SANHA
    SE
    TE
    TOMO
    TRI
    VASO
    VISEI
    VOS
    ZUMBAIAS

    ResponderEliminar
  2. Caro Paulo,

    Parabéns por mais uma proposta de leitura de um livro excelente, o qual, dentro da obra literária de Saramago, apenas é, na minha modesta opinião, suplantado pelo ANO DA MORTE DE RICARDO REIS.
    Um abraço,
    Joaquim Boavida

    ResponderEliminar
  3. Olá, Joaquim, obrigado pelo comentário.
    Ainda não li o Ano da Morte de Ricardo Reis... ainda... mas adorei este... gosto muito de Saramago.
    Abraço,
    PF

    ResponderEliminar
  4. Olá, Paulo! Reparei aqui no blogue que andas a ler "Vamos para onde temos a ventura" ( de novos autores de Leiria)e fiquei curiosa, porque não conheço. É uma edição de autor? Obrigada.

    ResponderEliminar
  5. Olá, Iolanda, é uma edição do Centro do Património da Estremadura (CEPAE)... foi a Sílvia Alves que mo ofereceu num dia em que fui à Feira do Livro de Lisboa... são sete contos de vários autores... é interessante... ;-)...

    ResponderEliminar
  6. ameei o seu trabalho, meu parabéns !

    ResponderEliminar
  7. Obrigado... :-)... volte sempre... ;-)...

    ResponderEliminar
  8. Estou quase louca... faltam-me três palavras sinónimos de : súplica; Estéril e abundantemente!
    Nem com o dicionário lá cheguei...
    Será que o digníssimo autor me dá uma ajuda? Ou então tenho isto tudo mal...
    amplexos e ósculos
    Margarida Esteves

    ResponderEliminar
  9. Já descobri: Impetra; Avonde, Eito(tinha mal)Nefas, Safaro...
    E se eu já não te "tirasse o chapéu" há muito tempo... tirava agora! O que tu vais descobrir...Ufa!!!Tiras-me o sono...
    Margarida Esteves

    ResponderEliminar
  10. :-)
    A "culpa" não é minha, o Saramago é que utilizou essas palavras... ;-)

    ResponderEliminar

Para mecenas