2.6.07

INGENIUM - Página de Passatempos

capa da revista da ordem dos engenheiros IngeniumRevista da Ordem dos Engenheiros para a qual fiz as Palavras Cruzadas temáticas (grelha 13x13) e os Numogramas. Trabalho elaborado para a Agência Feriaque.

Das palavras que compunham cada problema, dez estavam relacionadas com a revista anterior.

Fica aqui um desses problemas de Palavras Cruzadas.
Divirta-se!

HORIZONTAIS:
1- Marinha de guerra; centímetro (abrev.). 2- (...) Tavares, engenheiro responsável pelo projecto de ampliação do Aeroporto da Madeira, no Funchal. 3- Enérgicas; Organização das Nações Unidas (sigla). 4- (...), um dos 12 Colégios de Especialidade de Engenharia; grosa (abrev.). 5- Enfeitar com objectos de oiro; prefixo (negação); acreditar. 6- A mim (pron. pess.); legenda de brasão; espaço de tempo que a Terra gasta numa translação completa em volta do Sol. 7- Lugar que um algarismo ocupa num número. 8- A unidade; Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (sigla); a minha pessoa. 9- Pessoa amada; suspiro; membrana ocular colorida, situada no interior do globo ocular. 10- Espécie de pandeiro quadrado, coberto de pele dos dois lados e com soalhas; (...), cidade onde se realizou o 1.º Congresso Português de Engenharia de Software. 11- Campo; acha graça; sufixo (agente). 12- (...), uma das soluções adoptadas no recalçamento do Palácio Sotto Mayor. 13- Pequena inchação na cabeça ou testa, produzida por pancada (pop.); lavrar.
VERTICAIS:
1- Agasalho; grande vasilha de madeira; Magnésio (s.q.). 2- (...), Congresso Mediterrânico de Climatização realizado em Abril no Parque das Nações, em Lisboa; caminhava para lá. 3- Aparelho que imprime movimento ao conjunto de peças de uma máquina (pl.); mulo; centilitro (abrev.). 4- Cólera; Anno Domini (abrev.); (...), cidade que vai acolher o 11.º Encontro Nacional sobre Saneamento Básico. 5- Observar; natural da Grécia. 6- Designação genérica de toda a superfície destinada a produzir sustentação aerodinâmica (pl.); mulher ou qualquer fêmea que teve um ou mais filhos; monarca. 7- Verão; espécie de padiola, para transporte de doentes (pl.). 8- Prata (s.q.); (...) Heleno Cardoso, autor do livro Hidráulica Fluvial; Tântalo (s.q.). 9- Árvore cuja casca serve para aromatizar o vinho; irritar. 10- Compact Disc (sigla); (...), um dos 12 Colégios de Especialidade de Engenharia. 11- Camada de tinta ou cal sobre uma superfície; Rádio (s.q.); Rubídio (s.q.); fluido gasoso, transparente e invisível que constitui a atmosfera. 12- Uma Ordem ao Serviço dos (...), tema da INGENIUM n.º 82. 13- Sujidade nas mãos, no rosto, nos pés, no vestuário, etc., principalmente produzida pelo suor, pelo uso, etc; servir-se de.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para mecenas